SISTEMA SOLAR [Ø130 cm]
Este aparato permite mover os planetas através do plano do equador solar (translação), indicando suas posições relativas em qualquer efeméride. A posição é calculada para um determinado dia, mês e ano e transferida manualmente para o modelo.
TERRA [Ø40 cm]
Trata-se de um globo que permite a visualização da superfície do planeta Terra em todas as direções, girando 360º em dois eixos. Em versão para portadores de deficiência visual, recebe acabamento em alto-relevo para permitir a interação.
ESTEREOSCÓPIO [120 x 50 x 70 cm]
Bancada para visualização de imagens em 3D, formada por dois monitores 19" LCD e um dispositivo ocular com espelhos. Acompanha o aparato um conjunto de imagens e vídeo em estéreo.
HOLOGRAMAS [90 x 70 x 70 cm]
Bancada com três pares de calotas espelhadas, protegidas por cúpulas de acrílico. A imagem de cada objeto é projetada em holograma, acima da superfície da bancada. Os objetos reais encontram-se inacessíveis, dentro das calotas.
DISCOS GIRATÓRIOS [70 x 180 x 50 cm]
Discos de Newton, Benham, Espirais, entre outros, são acoplados na base giratória do aparato, composto por um totem com motores. Ao acioná-los, o usuário observa os diversos efeitos e ilusões de óptica produzidos pelo movimento circular. Um kit básico, composto por 12 (doze) discos, acompanha o aparato.
ZOOTROPO [70 x 70 x 90 cm]
A ilusão do movimento é facilmente criada por este aparato, que consiste em uma bandeja giratória, um cilindro e imagens seqüenciais. Observando as imagens através das fendas do cilindro enquanto ele gira, é possível entender os princípios básicos de funcionamento do cinema e da produção de animações.
PRISMAS [70 x 70 x 90 cm]
Uma bandeja giratória permite a observação do comportamento da luz ao atravessar corpos transparentes ou rebater em superfícies espelhadas (decomposição, refração e reflexão). Os elementos (prismas, lentes e espelhos côncavos e convexos) são posicionados em frente a feixes de luz paralelos, combinando e criando diferentes efeitos.
ESPELHOS ANGULARES [70 x 70 x 90 cm]
Como a imagem refletida por dois espelhos que compartilham o mesmo eixo de rotação se comportam? Este aparato permite variar o ângulo entre os espelhos e observar os efeitos ópticos gerados na reflexão dos objetos.
ESPELHOS ESFÉRICOS [90 x 90 x 70 cm]
Esta dupla de caixas auto-portantes permite a investigação e a discussão sobre o comportamento das imagens refletidas pelos espelhos "côncavo" e "convexo": direita ou invertida; real ou virtual; maior, menor ou imprópria.
ESPELHOS INFINITOS [70 x 200 x 90 cm]
Este totem possui dois espelhos, um posicionado de frente para o outro. Através de furos dispostos em quatro diferentes alturas, é possível observar o "efeito túnel", criado pelas reflexões sucessivas de um espelho sobre o outro.
AS CORES E A LUZ [70 x 120 x 90 cm]
Três canhões de luz lançam sobre uma esfera focos de luz vermelha, verde e azul. Um anteparo permite visualizar as áreas de interseção entre as sombras projetadas. O objetivo é observar o comportamento das cores: as que se somam para criar outras e as que estão ausentes em um determinado ponto do anteparo.
PERISCÓPIO [70 x 200 x 90 cm]
Este aparato consiste em um jogo de espelhos que explica o funcionamento do dispositivo utilizado nos submarinos. Pode ser girado em diferentes direções, e permite observar o ambiente acima de um obstáculo visual, como um muro, por exemplo.
PARABÓLICAS [Ø100 cm]
Um clássico dos museus de ciências! Duas parabólicas são posicionadas uma de frente para a outra, à distância de alguns metros. A pessoa que coloca seu ouvido no foco de uma das parabólicas é capaz de ouvir claramente aquilo que é apenas sussurado no foco da outra.
 
REVERBERADOR DE ÁGUA [25 x 25 x 40 cm]
A água, quando submetida a determinadas vibrações, é capaz de formar padrões regulares, visíveis em sua superfície. Este aparato permite criar diversas formas interessantes com a água, bastando regular-se a intensidade e a freqüência desta vibração.
TUBO DE KUNDT [Ø 70 cm]
Um alto-falante produz ondas sonoras estacionárias dentro de um tubo de vidro que contém ar e bolinhas de isopor. Em função das freqüências emitidas, as bolinhas acumulam-se ou repelem-se, criando desenhos, formas e padrões visíveis.
TUBO DE FERROFLUIDO [Ø 70 cm]
O Ferrofluido é um colóide composto por nanopartículas ferromagnéticas em suspensão num óleo. Ele é capaz de assumir a forma do campo magnético a que for submetido, geralmente assemelhando-se a um "porco-espinho". Este aparato possui um tubo que contém ferrofluido imerso em um líquido transparente. Um ímã de neodímio pode ser manipulado ao longo da superfície do vidro, a fim de que se observem as reações deste curioso líquido.
Project of science toys and exhibits for indoor areas (experiments on Mechanics, Optics, Acoustics, Astronomy e Biology) for MBA Cultural's catalog 2011.
Team: Breno de Aquino, Marcia Brandão, Pedro Salgado e Rico Bacellar.

You may also like